Concurso 'Food Photographer of the Year' mostra ângulos diferentes de preparo de alimentos.
Da BBC -
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Com 'nuvens' de farinha se espalhando pelo ar, esta imagem de um
cozinheiro trabalhando a massa tem, segundo o crítico gastronômico e
presidente do comitê de jurados Jay Rayner, um "adorável elemento
estrutural". Rayner e quase 40 jurados decidiram que a foto, de Mark
Benham, deveria ser a vencedora geral do concurso 'Pink Lady Food
Photographer of the Year'. |
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Vencedora da categoria 'Food Sn-apping', 'Kids' Table', de Lucy Pope, do
Reino Unido.
"Esta categoria é para fotos feitas pelo celular, e muitos de nós
achamos esta maravilhosa', diz Rayner. "O que nos deixou 'obcecados' foi
a altura que a fotógrafa teve que alcançar para fazer a foto - porque
está bem de longe. Tenho quase certeza que ela estava em cima de uma
escada. Mas funciona." |
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Vencedora da categoria 'Creme of the Crop', 'Octopus on Ice', de Petra
Novotna (República Tcheca).
"É um polvo em uma bandeja de gelo, nos fez rir, porque sempre há um
polvo", diz Rayner. "Há alguma coisa no bom e velho polvo que atrai
fotógrafos."
"Quando uma competição como esta caminha para a maturidade, ela pode
começar a ter seus próprios clichês. Mas lembre-se: as coisas se tornam
clichês porque eles cumprem sua função muito bem." |
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Vencedora da categoria 'Food Bloggers', 'Treasure of the Sea', de
Olimpia Davies.
"Falamos muito sobre ela", diz Rayner sobre esta imagem - que também
inclui um polvo. "Temos alguns tentáculos, e um grande emaranhado de
espaguete de tinta de lula. Sério, não sei se dá vontade de comer isso
ou usar como um chapéu. É uma imagem forte, mas te afasta do universo da
comida. Você poderia pendurar ela na sua parede e apreciá-la. Mas não
tenho certeza de que dá vontade de comer." |
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Vencedora da categoria 'Champagne Taittinger Food for Celebration', 'The
Grand Kitchen', de Shoeb Faruqee (Bangladesh).
"Uma foto em formato paisagem estreita em um lugar cheio de fumaça,
mostrando uma grande operação para alimentar muita gente", diz Rayner.
"Há caldeirões enormes, e há um forte tom ocre, que dá uma qualidade de
pintura a ela. E isso dividiu os jurados, alguns acharam que era meio
obscura demais. Mas há um detalhe no canto direito, um sujeito com
apenas um braço cozinhando em um braseiro. Ele está ali, e isso é o que
ele faz. É uma fotografia espetacular." |
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Vencedor da categoria 'Bring Home the Harvest', 'Go Home', de Viktoriia
Moskalenko (Ucrânia).
"Temos um pastor e um rebanho de ovelhas andando em um caminho plano e
empoeirado", diz Rayner. "E o lance é: o homem está de costas para a
câmera, ele está cansado, indo embora, mas seu cachorro virou e está
olhando para a lente."
"Amamos esta imagem, mas nos perguntamos até onde ia sua relação com
comida. Isso sempre é uma questão quando os animais das imagens estão
vivos." |
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Vencedora da categoria 'Politics of Food', 'Appreciate every piece', de
Marcin Jucha (Reino Unido).
"Há três homens preparando carne em Cuba - um está segurando uma cabeça
de porco. É um lugar muito, muito encardido - e eles estão cortando o
animal inteiro."
"Eles são observados pela imagem de Jesus na parede. As garrafas na mesa
lembram um altar, com a luz contra a sombra. É um lugar feio, de onde
veio uma fotografia extraordinariamente bonita." |
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Vencedora da categoria 'Production Paradise Food off the Press', 'Salmon
still life', de Susan Bell (Reino Unido).
"É muito escultural, muito bonito", diz Rayner sobre a vencedora da
categoria que contempla trabalhos que já haviam sido publicados.
"Faz você pensar: O que posso fazer com esses ingredientes? Muito
extrema, muito simples."
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Vencedora da categoria 'Partridges Food for sale', 'Floating Vegetable
Market', de Paula Watts (EUA).
"Esse é um mercado diferente porque é na água", diz Rayner. "Muito perto
da água, o que é isso? Caiaque, canoas? E é ali que eles estão fazendo
negócio."
"Um homem está contando dinheiro, com legumes frescos no barco." |
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Vencedora do 'Errazuriz Wine Photographer of the Year', 'Mayasara Winery', de Robert Holmes (EUA)
Aqui, varas de enxofre são queimadas em barris antes de sua reutilização para impedir contaminação da madeira.
"Vários barris, se alongando pelo horizonte", diz Rayner. "Fumaça subindo, com um homem de chapéu olhando. É muito estruturado." |
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Vencedor da categoria 'Marks and Spencer Food Adventures', 'Puno, Lake
Titicaca', de Robert Holmes (EUA).
"Temos um mercado de frutas e a silhueta de uma mulher com roupas
indígenas", diz Rayner. "É uma imagem muito simples, e acho que por isso
ela não venceu nossas discussões para vencedor geral." |
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Vencedora da categoria 'Marks and Spencer Food Portraiture', 'Chicken
Cheese toastie', de Jean Cazals (Reino Unido).
"Parece uma fotografia convencional de publicidade", diz Rayner. "É
linda, muito bem feita. O queijo está derretendo, brilhando. É hilária
em seu ultraje. Tem volúpia. É como uma modelo sexy do mundo da comida." |
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Vencedora da categoria 'Food for the Family', 'Picnic', de Maja Danica
Pecanic (Croácia).
"Houve muita discussão sobre essa, sobre se havia sido encenada por um
diretor de arte", diz Rayner.
"Um casal na mesa, perto do rio - usando chapéus de lã. Há uma
alcachofra na mesa, e você se pergunta o que faria com isso em um
piquenique." |
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Vencedora da categoria 'Pink Lady An Apple a Day', 'Unstill life', de Polina Plotnikova (Reino Unido).
"Temos maças se mexendo. É muito vermelha, muito branca", diz Rayner. "É muito clara e captura o olhar."
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Vencedor da categoria 'Food in the Field', 'The wild garlic carpet', de
Robin Goodlad (Reino Unido).
"Essa imagem, novamente, dividiu o júri. Tecnicamente, é possivelmente a
melhor foto da competição", explica Rayner. "Um caminho em uma subida
na floresta, raios de sol passando pelas árvores, e um 'carpete' de flor
de alho selvagem." |
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