Chapéu de macarrão e porco em 'altar': concurso escolhe melhores fotos de comida

Concurso 'Food Photographer of the Year' mostra ângulos diferentes de preparo de alimentos.

Da BBC -

Com 'nuvens' de farinha se espalhando pelo ar, esta imagem de um cozinheiro trabalhando a massa tem, segundo o crítico gastronômico e presidente do comitê de jurados Jay Rayner, um "adorável elemento estrutural". Rayner e quase 40 jurados decidiram que a foto, de Mark Benham, deveria ser a vencedora geral do concurso 'Pink Lady Food Photographer of the Year'.

Vencedora da categoria 'Food Sn-apping', 'Kids' Table', de Lucy Pope, do Reino Unido. "Esta categoria é para fotos feitas pelo celular, e muitos de nós achamos esta maravilhosa', diz Rayner. "O que nos deixou 'obcecados' foi a altura que a fotógrafa teve que alcançar para fazer a foto - porque está bem de longe. Tenho quase certeza que ela estava em cima de uma escada. Mas funciona."
Vencedora da categoria 'Creme of the Crop', 'Octopus on Ice', de Petra Novotna (República Tcheca). "É um polvo em uma bandeja de gelo, nos fez rir, porque sempre há um polvo", diz Rayner. "Há alguma coisa no bom e velho polvo que atrai fotógrafos." "Quando uma competição como esta caminha para a maturidade, ela pode começar a ter seus próprios clichês. Mas lembre-se: as coisas se tornam clichês porque eles cumprem sua função muito bem."
Vencedora da categoria 'Food Bloggers', 'Treasure of the Sea', de Olimpia Davies. "Falamos muito sobre ela", diz Rayner sobre esta imagem - que também inclui um polvo. "Temos alguns tentáculos, e um grande emaranhado de espaguete de tinta de lula. Sério, não sei se dá vontade de comer isso ou usar como um chapéu. É uma imagem forte, mas te afasta do universo da comida. Você poderia pendurar ela na sua parede e apreciá-la. Mas não tenho certeza de que dá vontade de comer."
Vencedora da categoria 'Champagne Taittinger Food for Celebration', 'The Grand Kitchen', de Shoeb Faruqee (Bangladesh). "Uma foto em formato paisagem estreita em um lugar cheio de fumaça, mostrando uma grande operação para alimentar muita gente", diz Rayner. "Há caldeirões enormes, e há um forte tom ocre, que dá uma qualidade de pintura a ela. E isso dividiu os jurados, alguns acharam que era meio obscura demais. Mas há um detalhe no canto direito, um sujeito com apenas um braço cozinhando em um braseiro. Ele está ali, e isso é o que ele faz. É uma fotografia espetacular."
Vencedor da categoria 'Bring Home the Harvest', 'Go Home', de Viktoriia Moskalenko (Ucrânia). "Temos um pastor e um rebanho de ovelhas andando em um caminho plano e empoeirado", diz Rayner. "E o lance é: o homem está de costas para a câmera, ele está cansado, indo embora, mas seu cachorro virou e está olhando para a lente." "Amamos esta imagem, mas nos perguntamos até onde ia sua relação com comida. Isso sempre é uma questão quando os animais das imagens estão vivos."
Vencedora da categoria 'Politics of Food', 'Appreciate every piece', de Marcin Jucha (Reino Unido). "Há três homens preparando carne em Cuba - um está segurando uma cabeça de porco. É um lugar muito, muito encardido - e eles estão cortando o animal inteiro." "Eles são observados pela imagem de Jesus na parede. As garrafas na mesa lembram um altar, com a luz contra a sombra. É um lugar feio, de onde veio uma fotografia extraordinariamente bonita."
Vencedora da categoria 'Production Paradise Food off the Press', 'Salmon still life', de Susan Bell (Reino Unido). "É muito escultural, muito bonito", diz Rayner sobre a vencedora da categoria que contempla trabalhos que já haviam sido publicados. "Faz você pensar: O que posso fazer com esses ingredientes? Muito extrema, muito simples."
Vencedora da categoria 'Partridges Food for sale', 'Floating Vegetable Market', de Paula Watts (EUA). "Esse é um mercado diferente porque é na água", diz Rayner. "Muito perto da água, o que é isso? Caiaque, canoas? E é ali que eles estão fazendo negócio." "Um homem está contando dinheiro, com legumes frescos no barco."
Vencedora do 'Errazuriz Wine Photographer of the Year', 'Mayasara Winery', de Robert Holmes (EUA) Aqui, varas de enxofre são queimadas em barris antes de sua reutilização para impedir contaminação da madeira. "Vários barris, se alongando pelo horizonte", diz Rayner. "Fumaça subindo, com um homem de chapéu olhando. É muito estruturado."
Vencedor da categoria 'Marks and Spencer Food Adventures', 'Puno, Lake Titicaca', de Robert Holmes (EUA). "Temos um mercado de frutas e a silhueta de uma mulher com roupas indígenas", diz Rayner. "É uma imagem muito simples, e acho que por isso ela não venceu nossas discussões para vencedor geral."
Vencedora da categoria 'Marks and Spencer Food Portraiture', 'Chicken Cheese toastie', de Jean Cazals (Reino Unido). "Parece uma fotografia convencional de publicidade", diz Rayner. "É linda, muito bem feita. O queijo está derretendo, brilhando. É hilária em seu ultraje. Tem volúpia. É como uma modelo sexy do mundo da comida."
Vencedora da categoria 'Food for the Family', 'Picnic', de Maja Danica Pecanic (Croácia). "Houve muita discussão sobre essa, sobre se havia sido encenada por um diretor de arte", diz Rayner. "Um casal na mesa, perto do rio - usando chapéus de lã. Há uma alcachofra na mesa, e você se pergunta o que faria com isso em um piquenique."
Vencedora da categoria 'Pink Lady An Apple a Day', 'Unstill life', de Polina Plotnikova (Reino Unido). "Temos maças se mexendo. É muito vermelha, muito branca", diz Rayner. "É muito clara e captura o olhar."
Vencedor da categoria 'Food in the Field', 'The wild garlic carpet', de Robin Goodlad (Reino Unido). "Essa imagem, novamente, dividiu o júri. Tecnicamente, é possivelmente a melhor foto da competição", explica Rayner. "Um caminho em uma subida na floresta, raios de sol passando pelas árvores, e um 'carpete' de flor de alho selvagem."
Enviar: Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: