Por que ouvir música triste faz a gente se sentir melhor?

Psicologia Viva, via Facebook  -

Uma equipe de psicólogos da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, também decidiu investigar a ciência por trás da nossa atração por melodias melancólicas. Eles reuniram cerca de 772 participantes, e cada um respondeu a um questionário com perguntas sobre a frequência com que costumam ouvir canções tristes, em que situações e como se sentem.

Os pesquisadores descobriram que “uma ampla gama de emoções complexas e parcialmente positivas, como nostalgia, paz e ternura” são despertadas quando ouvimos tais canções. Os dados revelaram que a nostalgia era a emoção mais presente, relatada por 76% dos participantes, enquanto, em segundo lugar, ficou a tranquilidade, com 57,7%.

Todas essas emoções são saudáveis e fazem com que nos sintamos bem. Liila Taruffi, líder da pesquisa, afirmou que, “para muitas pessoas, ouvir música triste pode levar a efeitos emocionais benéficos. A música também desempenha um papel importante no bem-estar, oferecendo consolo, regulando o humor e as emoções negativas”, conclui. 

O estudo também revelou que um elevado número de participantes afirmaram ouvir músicas tristes em situações de estresse emocional ou quando estão se sentindo só, como uma espécie de “automedicação”.
Enviar: Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: