Que tal se hospedar na prisão mais ‘linha-dura’ da Sibéria?

A Fortaleza de Tobolsk era considerada a mais rígida de todas as prisões da Sibéria
A Fortaleza de Tobolsk, na Rússia, um antigo presídio de segurança máxima, recentemente abriu suas portas para outros tipos de hóspedes. Turistas agora podem dormir em uma das apertadas celas solitárias – entre as mesmas paredes onde cumpriram pena o escritor russo Fiódor Dostoiévski, o czar Nicolau 2º e milhares de vítimas do regime de Josef Stálin.

Da BBC

Construído entre 1838 e 1855, e desativado em 1989, o famoso presídio na Sibéria era considerado mais "linha-dura" do que a maioria das penitenciárias. Cerca de 2,5 mil presos, tidos como inimigos do Estado, foram executados aqui durante a campanha de repressão política conduzida pela União Soviética entre 1937 e 1938. Acredita-se que nunca alguém conseguiu escapar.

Experiência de Dostoiévski na prisão o inspirou a escrever 'Recordações da Casa dos Mortos'
As solitárias – esquálidos quartos equipados com um beliche de metal, fechaduras de ferro e portas pesadas – foram originalmente utilizadas para abrigar prisioneiros que violavam o código de conduta. As celas não tinham luz natural e algumas eram tão pequenas que um homem mal podia ficar de pé lá dentro.

Retratos colocados do lado de fora de cada cela ajudam os visitantes a se familiarizarem com aqueles que um dia caminharam por estes corredores. Outras fotos, exibidas no Museu da Fortaleza, dão uma ideia de como era o dia a dia do lugar: prisioneiros tomando sol de uniforme sujos e pesadas correntes nos pés, ou cortando lenha para as fornalhas que nem sempre aqueciam as celas durante as noites gélidas do inverno.

Nessa bastilha de crime e castigo, fotógrafos revelam uma assombrosa gama de emoções, algo que Dostoiévski conheceu bem.

Cerca de 2,5 mil homens foram executados nesta prisão de segurança máxima
Acredita-se que nunca um preso conseguiu escapar destes muros
As pesadas portas das celas solitárias ainda apresentam suas fechaduras de ferro
Hóspedes podem fazer um tour que inclui a comida da prisão e dormir em uma solitária
Manequim apresenta o lado direito da cabeça raspado, prática que ajudava guardas a identificar fugitivos
Para receber turistas, celas foram redecoradas com um mínimo de conforto
Enviar: Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: