'Vamos reivindicar a caipirinha' X 'Irmãos Wrong': 14-Bis reabre disputa nas redes

No Twitter, espectadores comentam 'tiração de onda' de aparição de Santos Dumont na cerimônia de abertura
"Flight shade" foi como ficou conhecida, entre os americanos no Twitter, a menção ao inventor brasileiro Alberto Santos Dumont na cerimônia de abertura da Rio 2016.



A palavra shade (sombra ou, como verbo, fazer sombra) é uma gíria nos Estados Unidos para "desprezar alguém" ou o equivalente ao "tirar onda" brasileiro.

A referência a Santos Dumont ocorreu no início da cerimônia, com a aparição do avião 14-Bis, com o qual o inventor mineiro voou 60 metros pelo Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Ele já era conhecido como o criador do primeiro balão-dirigível do mundo.

Mas três anos antes do voo do 14-Bis, em 1903, os irmãos Wilbur e Orville Wright, dos Estados Unidos, voaram 260 metros, decolando de uma colina em na praia de Kitty Hawk, na Carolina do Norte. Eles não tiveram testemunhas e contaram o feito por telegrama.

Até hoje, não há uma versão definitiva, e reconhecida internacionalmente, para a paternidade da aviação.




Após comentários dos narradores da cerimônia na rede de TV Americana NBC, que mencionaram a polêmica e ironizaram a menção a Dumont, o editor de gráficos do New York Times, Graham Roberts, escreveu: "Os brasileiros tirando onda de primeiros a voar".

Pouco depois, um americano brincou: "O Brasil está tirando muita onda de primeiro da aviação. Na próxima olimpíada reivindicamos a caipirinha".

Até o jogador americano de futebol Trevor Spangenberg entrou na polêmica. "Então o Brasil acha que eles inventaram o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo agora e rindo", afirmou.

Os brasileiros foram rápidos em respondê-lo: "Quem é você na fila do pão?", disse um. E outro, comentou: "Os caras não sabem nem usar celular com dois chips e acham que inventaram a aviação".

'Terceira Guerra Memeal'

Alguns dos brasileiros se apressaram em esclarecer que o foco da controvérsias seriam não os pais do veículo, mas quem teriam sido os primeiros a construir uma máquina mais pesada que o ar que conseguisse decolar, voar e pousar sozinha.

Os Wright, alguns afirmam, foram "catapultados", dado também não confirmado pelos relatos históricos.

"Cronologicamente falando, os irmãos Wright 'levantaram voo' antes, mas Santos Dumont foi o primeiro a controlar um objeto mais pesado que o ar", diz um tuíte.

Outros comentaristas pediram "respeito" ao popular personagem histórico brasileiro e sugeriram que americanos pesquisassem sobre ele no Google.
Apesar de algumas agressões mútuas, no entanto, a polêmica foi tratada por ambos os lados como mais uma das "brigas de brincadeira" compradas pela internet.

"Brasileiros dizem que eles inventaram o voo e que os irmãos Wright são fraudes. Tomarei isso como um ataque à América. Somos inimigos agora, Brasil", afirmou um americano.

"Começo a achar que esse negócio do Santos Dumont X Wright Brothers será o estopim para a Terceira Guerra Memeal", comentou um brasileiro, referindo-se à maneira como ficaram conhecidas as outras batalhas de memes com outras nacionalidades travadas no Twitter.

A primeira e a segunda, ambas no mês de junho, foram contra Portugal e Argentina. Os brasileiros dizem ter saído vencedores.

Enviar: Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: