Por PROTESTE -
Quem está insatisfeito com a velocidade
da internet no celular agora tem a ajuda de um aplicativo lançado pela
PROTESTE Associação de Consumidores para conferir a qualidade do serviço
recebido. Basta acessar www.testesuaconexao.com.br
para saber como baixar o aplicativo exclusivo para medir a real
velocidade da sua internet móvel em casa, na rua, no trabalho ou onde
quer que se esteja.
Ao usar o aplicativo, além de descobrir a
velocidade da internet na área de uso, o consumidor ainda contribui
para a criação de um mapa com a cobertura real da velocidade das redes
móveis em todo o Brasil. Dessa forma, quanto mais pessoas aderirem à
proposta, mais haverá informações reais sobre o nível de qualidade da
conexão móvel por todo o país. Um mapa dá uma visão global da qualidade
das redes móveis das principais operadoras nacionais.
A qualidade do serviço que se utiliza é
bem diferente do que é prometido pela operadora. Com base na cobertura e
na velocidade da conexão nos locais que mais se frequenta, será
possível identificar qual operadora atende melhor às necessidades de
cada perfil de usuário.
O aplicativo é gratuito e colaborativo,
ou seja, a sua eficiência aumenta com a quantidade de pessoas que o
utilizam. Ele está disponível para os sistemas operacionais Android e
iOS.
O aplicativo garante o anonimato, e
permite simular a experiência real com várias análises: além dos
habituais testes de "download" e "upload", e latência (tempo que leva
para um pacote de informação deixar o dispositivo original e chegar ao
seu destino), também inclui testes de qualidade à navegação na internet e
ao "streaming" do Youtube.
De acordo com a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), os serviços de conexão à internet têm que
respeitar os padrões mínimos de qualidade definidos na regulamentação.
As obrigações são medidas de duas formas:
- A velocidade da conexão não deve ser
inferior a 40% da velocidade que foi ofertada ao cliente. Ou seja,
quando a prestadora oferece um pacote com velocidade de 1 Mbps, a
velocidade não deve ser inferior a 400 kbps;
- Considerando todas as conexões à
internet, a média mensal da velocidade não deve ser inferior a 80% da
velocidade ofertada ao cliente. Ou seja, a média da velocidade ao longo
do mês não deve ser inferior a 800 kbps, seguindo o exemplo acima.
Com bastante frequência, as operadoras
de telefonia celular oferecem planos de conexão à internet com franquias
de dados limitada, nos quais é prevista a redução da velocidade de
conexão após o cliente atingir certo limite de tráfego (por exemplo: 300
MB por mês). Caso ofereça um plano deste tipo, a operadora é obrigada a
informar tanto a velocidade de acesso a que você tem direito até
atingir a franquia, quanto a velocidade a que você terá direito depois
de a franquia ser atingida.
Velocidade reduzida
Sempre que as prestadoras de telefonia
celular oferecerem serviços de conexão à internet, elas têm que
respeitar os padrões mínimos de qualidade definidos na regulamentação. O
problema é que nos contratos, as principais operadoras fixam
velocidades baixas, incompatíveis com a tecnologia utilizada no 3G e 4G e
usam a palavra até para se isentar de cumprir o limite ofertado.
A TIM e a Vivo oferecem em contrato no
3G, velocidade de conexão disponível para baixar arquivos da internet
(download) de até 1,0 Mbps (um e meio megabit por segundo) e para enviar
arquivos para internet (upload) de até 100 Kbps (cem kilobits por
segundo). E para o 4G: velocidade de conexão disponível para download de
até 5 Mbps (cinco megabits por segundo) e para upload de até 500 Kbps
(quinhentos kilobits por segundo).
A Claro e Oi estabelecem em contrato
para a internet móvel que a velocidade de referência de conexão
disponível no acesso é de até 1 Mbps para download e 128 Kbps para
upload para navegação da rede 3G. Para a rede 4G, a velocidade de
conexão é de até 5Mbps para download e 512kbps para upload.
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