Já ouviu falar de oração adjetiva restritiva?


Por Marcos Bagno, em seu Facebook -

Estou espantadissimamente impressionado com a falta de capacidade leitora básica de muitas pessoas que frequentam essa rede social. Eu sei que 75% do povo brasileiro é analfabeto funcional, e isso me tira o sono. Mas nunca imaginei que as pessoas supostamente letradas que têm acesso a computador e a Facebook não conseguissem ler um enunciado com sintaxe minimamente complexa.

Eu escrevi anteontem: "Tem que ser MUITO BURRA a pessoa que mora em São Paulo, um estado governado há décadas por uma gangue que rouba merenda da escola pública, corrompida até a medula no escândalo zilionário do trensalão, que decreta 50 anos de sigilo dos documentos oficiais etc. etc. e sai à janela para apitar e bater panela contra Lula". E agora chovem acusações contra mim de preconceito contra toda a população do estado de São Paulo.

Gente, já ouviu falar de oração adjetiva restritiva? Sabe juntar verbo com sujeito? Pois vou desenhar para vocês: "TEM QUE SER MUITO BURRA A PESSOA QUE MORA EM SÃO PAULO -------------- E SAI À JANELA PARA APITAR E BATER PANELA CONTRA LULA". É dessa gente burra que estou falando, e não de todo o povo de São Paulo. Deu para entender?

Meus filhos e muitos dos meus melhores amigos são paulistas e/ou moram em São Paulo e eles estão longe de ser gente burra como essa gente burra que quer dar aula de preconceito a alguém que há vinte anos só faz escrever e falar contra toda forma de preconceito.

Vão aprender a ler antes de me acusar de qualquer coisa, faz favor!!!!
Marcos Araújo Bagno é um professor, doutor em filologia, linguista e escritor brasileiro
Enviar: Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: