Tautismo agora ronda telenovelas da Globo


Depois do telejornalismo e do esporte, agora o tautismo (autismo+tautologia) chega às telenovelas da Globo. Em crise de audiência pelo desgaste do gênero e a concorrência das séries em streaming na Internet, a emissora apela para a autofagia tautista ao escalar os atores Luís Melo e Giovana Antonelli para o núcleo japonês de “Sol Nascente”, gerando protestos: atores brasileiros se passando por japoneses? "Yellowfaces" e preconceito?. A Globo manda às favas a verossimilhança, a própria essência de um roteiro ficcional, e prefere a sinergia entre o folhetim eletrônico e o mercado publicitário como reação desesperada à crise da telenovelas. Uma sinergia tautista que começa até a criar “coincidências significativas” e ricas de simbolismos como o ator Murilo Benício transformado em garoto-propaganda de uma empresa de investimentos. Sinal dos novos tempos: sai o Tufão (o desajeitado ícone da “Classe C” da Era Lula) e entra o investidor yuppie elegante.

Por Wilson Roberto Vieira Ferreira, Cinegnose -

No filme Obrigado por Fumar (2005) temos uma sequência na qual o protagonista Nick Naylor, relações públicas da indústria de tabaco, vai à Hollywood tentando fazer um “product placement” de cigarros em uma produção sci fi. Pensando em co-produção de alguma marca de cigarros, o executivo do estúdio sugere uma sequência na qual Brad Pitt e Catherine Zeta-Jones, após uma “foda cósmica” em uma estação espacial, fumam fazendo anéis de fumaça “enquanto as galáxias passam sobre um teto transparente”.

“Cigarros no espaço?”, pergunta Nick espantado. “Não explodiriam numa nave cheia de oxigênio?”, questiona. Ao que, rapidamente, o esperto executivo responde: “Provavelmente! Mas isso se arruma com uma linha de diálogo... ‘Graças a Deus, inventamos o aparato tal como qual’... ”.

Nesse rápido diálogo está resumido o elemento fundamental em todo roteiro de uma obra de ficção: a verossimilhança.
Matéria Completa, ::AQUI::
Enviar: Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: