Wilson Vianna, Pipoca Moderna -
O filme “Os Dez Mandamentos”, versão
condensada da novela de mesmo nome, vendeu 2 milhões de ingressos em
seus primeiros três dias, atingindo o faturamento de R$ 24,22 milhões.
Os dados são da empresa ComScore e foram divulgados nesta segunda-feira
(1/2).
Assim, a novela da Record bateu “Tropa
de Elite 2”, que detinha o recorde anterior de maior estreia nacional,
com 1,2 milhões de ingressos vendidos em seu final de semana de estreia.
Os números, por sinal, aproximam a produção televisiva de blockbusters
americanos, como “Vingadores: Era de Ultron”, com 2,6 milhões de
ingressos, e “Velozes e Furiosos 7”, 2,3 milhões em seus primeiros três
dias.
A produção tinha praticamente esgotado
todos os ingressos em pré-venda – fala-se em 3 milhões de ingressos
vendidos para as primeiras semanas. Mas o estímulo do marketing
religioso, que incluiu, segundo levantamento do site UOL, compra em
massa de entradas por integrantes da Igreja Universal, rendeu um
fenômeno paradoxal: bilheterias esgotadas com salas vazias.
O site da revista Veja também repercutiu
o fato, encontrando diversos cinemas vazios em São Paulo, mesmo com
todos os seus ingressos vendidos.
“Se tem lugar? Tem todos, a sala está
praticamente vazia”, disse um funcionário do Playarte Marabá, no centro
da capital paulista, à Veja, arriscando, inclusive, sua interpretação
para o fenômeno. “Os pastores compraram as lotações de ‘Os Dez
Mandamentos’ e distribuíram para os fiéis, mas eles não estão vindo em
massa, não. De tarde, aparece um pessoalzinho.”
Em Recife, um único comprador adquiriu
22.700 ingressos de uma rede de cinemas para todas as sessões, em todos
os horários do filme durante as duas primeiras semanas de exibição do
longa na cidade.
“Passamos uma manhã inteira imprimindo
de uma vez só os 22 mil ingressos. Nunca tinha visto algo do tipo nos
dez anos em que trabalho no cinema”, revelou o funcionário do cinema ao
UOL, contando que o comprador seria alguém ligado à Universal e que
teria dito que pretendia distribuir os ingressos.
Ao UOL, a Igreja Universal disse não ter comprado ingressos.
De acordo com a distribuidora Paris
filmes, o lançado de “Os Dez Mandamentos” em 1,1 mil cinemas (um terço
de todo o parque exibidor nacional) alcançou média de 550 espectadores
por sala. Mas, no humor das redes sociais, esta lotação é quase toda
espiritual. “Só tinha anjinhos na plateia, por isso a gente não via”,
escreveu no Twitter um dos espectadores de uma das sessões vazias.
A Veja também apurou que o lançamento,
com números de blockbuster, não gera filas em lugar nenhum, conforme
acontece com as exibições de outros filmes de vendagem similar.


0 comentários:
Postar um comentário